CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 19 de março de 2009

Internet abre crise entre músicos e estúdios

SÃO PAULO - Um grupo de músicos que já conta com nomes como o do cantor Robbie Williams e bandas como Iron Maiden e Radiohead formou uma federação para pressionar gravadoras a mudar as regras de remuneração e direitos autorais em tempos de massificação da web.
.
Com sede em Londres, a Featured Artists Coalition (FAC) é uma tentativa dos músicos de impor regras mais favoráveis aos artistas num cenário econômico em que suas obras não são apenas exploradas em CDs e shows de música, mas também em webcasts, contratos para produção de DVDs, clipes para o YouTube e venda de faixas digitais.
.
Artistas como Robbie Williams defendem que os estúdios não podem mais se comportar “como donos dos artistas”, pois já não são condição essencial para um músico conseguir acessar seu público.
.
A principal queixa dos artistas está no fato de que os músicos não recebem nada a mais pela exploração de sua obra em novas mídias, como conteúdos para celular, internet e até mesmo produção de DVDs.
.
Segundo a FAC, muitos estúdios lançam DVDs usando a mesma licença fechada para a venda de CDs e não remunera os artistas em nenhum centavo a mais.
.
A reclamação da FAC é similar à queixa que levou roteiristas de Hollywood a fazer greve há pouco mais de um ano. Na época, os roteiristas reclamavam de que sua obra passou a ser explorada em novas mídias, como a web, sem que nada a mais lhes fosse pago.
.
A pressão os músicos ocorre num momento crítico para a indústria fonográfica, que luta contra o avanço do P2P e vê formas tradicionais de obter faturamento, como a venda de CDs, declinar fortemente.

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032009/13032009-46.shl


FICA A DICA! ;D

0 comentários: